loader image

Varizes: mitos e verdades

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Neste texto, iremos abordar alguns dos mitos mais frequentes sobre as varizes. Sabe aquelas histórias e rumores que você certamente já ouviu por aí sobre elas? Pois é. Chegou a hora de contar toda a verdade.

Esta é uma condição muito frequente em nossa população e, quanto mais idoso, maior a sua prevalência, podendo chegar até a 70% da população acima de 70 anos. Além de ser muitas vezes incômodo do ponto de vista estético, também pode causar sintomas desagradáveis.

 Acreditamos que informação correta é o primeiro passo para mudanças efetivas de hábitos de vida! E foi pensando nisso que escrevemos este artigo. Sabemos que este tema é amplo, mas vamos tentar esclarecer alguns pontos que nós, médicos, mais ouvimos por aí.

 

Salto alto causa varizes?

 Não há estudos científicos que comprovem o salto alto como causador de varizes.

Porém o uso diário de salto alto por um tempo prolongado poderá dificultar o bombeamento do sangue nas pernas por não haver uma contração adequada da musculatura da panturrilha, facilitando o surgimento de sintomas como dor e queimação nas pernas. Por essa razão, a indicação é evitar seu uso por tempo prolongado. 

 

Nota: Também é importante alongar as panturrilhas antes e depois de usar salto alto.

 

Cruzar as pernas causa varizes?

 Sabemos que permanecer muito tempo assentado prejudica o retorno de sangue ao coração. Contudo, o fato de estar com as pernas cruzadas não causa varizes! É controverso haver um aumento de pressão nos vasos sanguíneos quando cruzamos as pernas. Mas, independente disto, o que faz com que o sangue circule de forma menos eficaz é a inatividade. Portanto, devemos evitar permanecer assentados por longos períodos, bem como permanecer em pé parados.

 

Cremes podem remover as varizes?

 Existem fórmulas no mercado destinadas a auxiliar no tratamento de varizes, mas elas têm o objetivo de melhorar sensação de desconforto e queimação. Algumas podem também ter substâncias para auxiliar a absorver mais rapidamente hematomas que são frequentes após tratamentos ou traumas. Outras podem ter o objetivo de manter a pele hidratada. Contudo, esses cremes não atuam diretamente fazendo com que os vasos sanguíneos desapareçam. Portanto, não são capazes de remover as varizes!

 

Musculação pode causar varizes?

 A musculatura dos membros inferiores age auxiliando as veias no adequado retorno de sangue ao coração. Sendo assim, quanto mais bem desenvolvidos os músculos, mais eles contribuem neste processo. Portanto, a musculação não causa varizes! Pelo contrário, o sedentarismo contribui para o desenvolvimento da doença venosa periférica. Este mito muitas vezes ocorre porque percebemos as veias mais dilatadas durante a realização de exercícios físicos, mas isso ocorre porque um volume maior de sangue está circulando nos membros quando estamos ativos, além de haver uma maior dilatação dos vasos.

 

Por fim, é bom frisar que sempre que houverem sintomas ou dúvidas, deve-se procurar uma adequada avaliação de um Cirurgião Vascular.

Fale conosco agora mesmo!

Gostaria de melhorar sua qualidade de vida?

Receba dicas de nossos especialistas.