loader image

Duplex Scan: venoso, arterial e de carótidas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Afinal, o que é o Duplex Scan?

O Duplex Scan ou Ecodoppler Vascular é uma técnica computadorizada que possibilita ao médico identificar alterações nas artérias e veias.

Por meio das ondas ultrassonoras emitidas na corrente sanguínea, são geradas imagens que permitem a análise do funcionamento dos vasos e artérias. O procedimento é feito da mesmo modo como se faz uma ultrassonografia normal.

Nele, o paciente deita-se numa maca e é passado um gel na região em que será feita a observação. O profissional que conduz o ecodoppler vascular utiliza um transdutor que capta as imagens, assim como um ultrassom obstétrico.

No entanto, ao contrário da ultrassonografia, o duplex scan é muito mais preciso e fornece resultados mais abrangentes. Por exemplo, ele pode analisar diversos órgãos, como o coração, abdômen, tireoide, rins, entre outros e, a depender do objetivo do exame.

Conheça a diferença entre eles:

Duplex Venoso

O Duplex Venoso é sem dúvida o exame vascular mais solicitado pelos médicos. Nos membros inferiores, por exemplo, ele é fundamental para planejar o tratamento de varizes. O cirurgião monta toda sua estratégia baseada nas informações deste exame.

Também ajuda no diagnóstico diferencial de dores nas pernas, podemos fazer diagnósticos assertivos de trombose venosa, de refluxo de veias safenas e até de outros tipos de varizes.

Ele também ajuda no diagnóstico de dor pélvica, como a Síndrome de May-Thurner e a Síndrome do Quebra-Nozes

Duplex Arterial

O Duplex Arterial tem objetivo de avaliar estreitamentos, obstruções e dilatações das artérias – que são os vasos responsáveis por levar o sangue do coração para os membros e órgãos.

Ele consegue avaliar os membros superiores, inferiores, os rins, as artérias que levam sangue para outros órgãos dentro do abdome (as carótidas).

Com este exame pouco invasivo, conseguimos fazer o rastreamento e diagnóstico de inúmeras doenças graves antes mesmo que elas provoquem qualquer sintoma.

 

Por fim, o Duplex de Carótida

Este, especificamente, avalia as artérias do pescoço, que são responsáveis por irrigar o cérebro e a face.

Ele é muito utilizado como forma de avaliar o risco cardiovascular e, se alterado, ele pode guiar a aplicação de uma mudança de um estilo de vida mais radical e do início de uma terapia medicamentosa que será responsável por prevenir doenças graves.

Este tipo de Duplex é também fundamental na investigação das causas de um derrame ou AVC, pois assim o duplex arterial, ele avalia estreitamentos e obstruções das artérias, permitindo instituir um tratamento precoce de doenças potencialmente graves.

Fale com o time de médicos da Clínica Intervascular agora mesmo!

 

Gostaria de melhorar sua qualidade de vida?

Receba dicas de nossos especialistas.