loader image

Atividade Física X Varizes: por que fazer exercícios?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Que fazer atividades físicas regulares faz bem pra saúde, todo mundo sabe. Mas você sabe exatamente porque estar ativo é tão importante pra quem tem varizes?

 

Primeiro temos que entender a função das veias. Elas fazem parte do sistema circulatório e têm como função retornar com o sangue para o coração após a oxigenação e nutrição dos tecidos. O sangue, oxigenado nos pulmões. é bombeado pelo coração, seguindo através das artérias para nutrir todos os órgãos. Retorna para o coração, pelas veias, para ser bombeado novamente. Mas imagina a dificuldade do sangue retornar da ponta do pé até o coração!

1- O principal mecanismo para o retorno do sangue pelas veias das pernas é a contração da musculatura dos membros inferiores. Ao movimentarmos com as pernas, como durante uma caminhada, todos os músculos, desde a planta do pé e principalmente ao nível da panturrilha, se contraem e comprimem as veias profundas contra as estruturas ósseas, fazendo com que o sangue retorne ao coração. Pernas fortes e movimento são os maiores aliados ao retorno do sangue.

2- Além disso, as veias dos membros inferiores possuem válvulas ao longo do seu trajeto que funcionam como comportas. Durante a contração muscular, as veias são comprimidas e o sangue é direcionado ao coração. Quando paramos de nos movimentar, o sangue tende a descer em direção à perna. Neste momento, as válvulas no interior das veias se fecham e não permitem o refluxo – isto é, quando o fluxo do sangue nas veias, ao invés de ir para o coração, se dirige aos pés. Quando a parede da veia está doente ou ela se dilata, essas válvulas não se fecham mais, permitindo o refluxo, também chamado de insuficiência.

Pra que isso ocorra de forma adequada, precisamos de uma musculatura bem desenvolvida, articulações com movimentação adequada e estarmos ativos. Por isso realizar atividades físicas é tão importante!

 

Atenção para o Sobrepeso!

 

As veias têm as paredes muito finas. Desta forma, são comprimidas de forma muito fácil. Isto sempre ocorre, por exemplo, nas grávidas, no fim da gestação. Quando o útero cresce muito, acaba comprimindo as veias da pelve, as veias ilíacas. Isto dificulta a passagem do sangue das pernas para o coração, causando o inchaço tão comum que as grávidas sentem no fim da gravidez.

O mesmo ocorre com o sobrepeso. A nossa circunferência abdominal aumenta quando ganhamos peso. Isso se deve ao acúmulo de gordura entre os órgãos do abdome. Por fim, isso comprime as veias ilíacas, prejudicando o retorno venoso.

As atividades físicas não são capazes, por si só, de promover perda de peso sem auxílio de uma dieta compatível com nossos objetivos, saúde e fase de vida. Porém reduz a fome, diminui a resistência à insulina, aumenta a massa magra, melhora nosso humor, nos deixando mais dispostos e auxiliando no bom funcionamento vascular.

 

Se deseja mais informações sobre possíveis limitações ou qual atividade é mais indicada pra você, procure um profissional de educação física e avaliação de um cirurgião vascular.

Fale conosco pelo Whatsapp agora mesmo!

Gostaria de melhorar sua qualidade de vida?

Receba dicas de nossos especialistas.