loader image
Entre em contato:  31 3271.1829  | consultorio@intervascular.com.br

Atividade Física X Varizes: por que fazer exercícios?

Que fazer atividades físicas regulares faz bem pra saúde, todo mundo sabe. Mas você sabe exatamente porque estar ativo é tão importante pra quem tem varizes?

 

Primeiro temos que entender a função das veias. Elas fazem parte do sistema circulatório e têm como função retornar com o sangue para o coração após a oxigenação e nutrição dos tecidos. O sangue, oxigenado nos pulmões. é bombeado pelo coração, seguindo através das artérias para nutrir todos os órgãos. Retorna para o coração, pelas veias, para ser bombeado novamente. Mas imagina a dificuldade do sangue retornar da ponta do pé até o coração!

1- O principal mecanismo para o retorno do sangue pelas veias das pernas é a contração da musculatura dos membros inferiores. Ao movimentarmos com as pernas, como durante uma caminhada, todos os músculos, desde a planta do pé e principalmente ao nível da panturrilha, se contraem e comprimem as veias profundas contra as estruturas ósseas, fazendo com que o sangue retorne ao coração. Pernas fortes e movimento são os maiores aliados ao retorno do sangue.

2- Além disso, as veias dos membros inferiores possuem válvulas ao longo do seu trajeto que funcionam como comportas. Durante a contração muscular, as veias são comprimidas e o sangue é direcionado ao coração. Quando paramos de nos movimentar, o sangue tende a descer em direção à perna. Neste momento, as válvulas no interior das veias se fecham e não permitem o refluxo – isto é, quando o fluxo do sangue nas veias, ao invés de ir para o coração, se dirige aos pés. Quando a parede da veia está doente ou ela se dilata, essas válvulas não se fecham mais, permitindo o refluxo, também chamado de insuficiência.

Pra que isso ocorra de forma adequada, precisamos de uma musculatura bem desenvolvida, articulações com movimentação adequada e estarmos ativos. Por isso realizar atividades físicas é tão importante!

 

Atenção para o Sobrepeso!

 

As veias têm as paredes muito finas. Desta forma, são comprimidas de forma muito fácil. Isto sempre ocorre, por exemplo, nas grávidas, no fim da gestação. Quando o útero cresce muito, acaba comprimindo as veias da pelve, as veias ilíacas. Isto dificulta a passagem do sangue das pernas para o coração, causando o inchaço tão comum que as grávidas sentem no fim da gravidez.

O mesmo ocorre com o sobrepeso. A nossa circunferência abdominal aumenta quando ganhamos peso. Isso se deve ao acúmulo de gordura entre os órgãos do abdome. Por fim, isso comprime as veias ilíacas, prejudicando o retorno venoso.

As atividades físicas não são capazes, por si só, de promover perda de peso sem auxílio de uma dieta compatível com nossos objetivos, saúde e fase de vida. Porém reduz a fome, diminui a resistência à insulina, aumenta a massa magra, melhora nosso humor, nos deixando mais dispostos e auxiliando no bom funcionamento vascular.

 

Se deseja mais informações sobre possíveis limitações ou qual atividade é mais indicada pra você, procure um profissional de educação física e avaliação de um cirurgião vascular.

Fale conosco pelo Whatsapp agora mesmo!

Pesquisar

Gostaria de melhorar sua qualidade de vida?

Receba dicas de nossos especialistas.