loader image
catatempo (311)

Eco Color Doppler ou Duplex Scan

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

A ecografia vascular consiste no uso do ultrassom para o estudo dos vasos sanguíneos. É um exame pouco invasivo. As imagens são obtidas ao se posicionar o transdutor (parte do aparelho de ultrassom que toca a pele do paciente) na direção do vaso que se deseja avaliar. Não requer uso de radiação ou contrastes que podem gerar efeitos colaterais. Sendo assim, é um método seguro e que permite diagnosticar a maioria das enfermidades vasculares. Entretanto, é um exame trabalhoso, minucioso, que requer treinamento e profundo conhecimento da anatomia e fisiologia dos vasos sanguíneos. Por isto de diz que é um exame que depende muito do médico examinador.

Na Intervascular todos os médicos possuem amplo treinamento em ecografia vascular. Realizamos os seguintes exames de duplex ou doppler, como é conhecido pela maioria:

Venoso dos Membros Inferiores e dos Membros Superiores – utilizado para avaliar dores nas pernas, varizes, tromboses venosas e tromboflebites.

Arterial dos Membros inferiores e dos Membros Superiores- utilizado para avaliar dores nas pernas, obstruções, dilatações e tromboses das artérias dos membros.

Carótidas e vertebrais – utilizado para avaliar obstruções, dilatações e tromboses das artérias responsáveis por levar sangue ao cérebro. Também o utilizamos para avaliar o complexo médio intimal da carótida, de forma a avaliar o risco cardiovascular dos pacientes.

Aorto ilíaco – utilizado para avaliar dores nas pernas, obstruções, dilatações e tromboses da pelve. É o exame solicitado para se detectar aneurismas de aorta abdominal e das artérias ilíacas, assim como acompanhar o crescimento destes. Também é muito útil para seguir os pacientes que foram operados de aneurismas.

Artérias renais – utilizado para avaliar obstruções, dilatações e tromboses das artérias que levam sangue ao rim, principalmente nos pacientes com hipertensão arterial ou com insuficiëncia renal.

Artérias Viscerais – avaliar obstruções do tronco celíaco e seus ramos e das artérias mesentéricas. Estes exames são solicitados quando se há suspeita de acometimento da circulação que irriga os órgãos do aparelho digestivo, tais como os intestinos, fígado, estômago, entre outros.

FAV (fístula artério venosa para hemodiálise) – solicitado para planejar a confecção de FAV nos pacientes em hemodiálise e para o seguimento destas FAVs, principalmente quando está ocorrendo alguma dificuldade durante as sessóes de hemodiálise.

Duplex da veia cava e vasos ilíaco – utilizado para os pacientes com dores nas pernas, edema (inchaço) ou varizes, quando se suspeita de compressão ou obstrução/trombose das veias ilíaca.

Hemangiomas e Mal formações vasculares – utilizado nos pacientes com suspeita destas afecções. Ajuda no diagnóstico, classificação e programação do tratamento.

Gostaria de melhorar sua qualidade de vida?

Receba dicas de nossos especialistas.