loader image

Varizes

Varizes são veias dilatadas e tortuosas, de coloração azulada, que acometem principalmente as veias da perna e dos pés. Isso ocorre porque ficar em pé ou sentado  por longos períodos aumenta a pressão nas veias das pernas, dificultando o seu funcionamento.

Na maioria dos casos, a doença é assintomática, causando somente um desconforto estético. Quando presentes, os sintomas mais comuns são dor em peso ou em queimação e inchaço. Casos mais avançados podem evoluir com escurecimento da pele dos tornozelos e dos pés, feridas na perna e alteração da sensibilidade dos pés. É importante destacar que mesmo os sintomas mais leves podem comprometer a realização das atividades diárias, causando prejuízo na vida pessoal e no trabalho.

Alguns fatores individuais podem aumentar o risco de desenvolver varizes. Como exemplos mais comuns, podemos citar a gravidez, o excesso de peso, ser do sexo feminino, história familiar de varizes e ter tido trombose venosa no passado.

Tratamentos

Para quem apresenta algum fator de risco, o ideal é a prevenção. A melhor forma de prevenir é manter uma rotina de atividade física diária, desde caminhada até atividades de fortalecimento da musculatura, principalmente da panturrilha, que funciona como um segundo coração do corpo, bombeando o sangue de volta. O uso de meias elásticas está indicado em alguns casos, e deve ser feito sob orientação médica.

A melhor forma de planejar o tratamento é com a avaliação médica individualizada e com a realização do duplex scan venoso (eco color Doppler) dos membros inferiores. Assim é possível determinar se há insuficiência das veias profundas ou das veias safenas, além de possibilitar o mapeamento completo das veias doentes.

O tratamento pode variar, dependendo do paciente e do resultado do duplex. Atualmente há várias modalidades disponíveis, desde a escleroterapia com ou sem espuma, a cirurgia convencional, radiofrequência, laser transdérmico ou laser endovascular. Além disso, pode-se usar uma associação de métodos, que deve ser planejada de forma individualizada por especialista da cirurgia vascular.

Médicos especializados

Agende uma consulta com nossos especialistas em Varizes

Gostaria de melhorar sua qualidade de vida?

Receba dicas de nossos especialistas.